Ebook

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

// // Leave a Comment

Explore as 20 regras de ouro de Peter Lynch para investir em ações no longo prazo

Olá amigos do Prateleira de Ativos, 

Trazemos neste artigo algumas dicas e atitudes difundidas por um dos maiores gestores de fundo de ações da história nos Estados Unidos. Peter Lynch, nascido em 19 de janeiro de 1944 é empresário e investidor no mercado acionário norte americano. Como gestor do Fund Magellan da gestora de recursos Fidelity Investments, entre 1977 e 1990, Lynch alcançou um retorno anual médio de módicos 29,2%. De maneira consistente bateu o índice do S & P 500, apresentando um dos melhores retornos da história para um fundo mútuo. Durante a sua gestão o patrimônio do fundo cresceu de US$ 18 milhões para US$ 14 bilhões.

Ele também foi co-autor de vários livros e artigos sobre o investimentos e cunhou uma série de mantras bem conhecidos de estratégias de investimento individuais e modernas, como investir no que você sabe e as Teen Bagger. Lynch cunhou este termo de investimento para se referir as empresas, onde o preço se eleva em 10 vezes em relação ao seu preço de compra. Esta tendência justificou um crescimento do Maggelan Fund de 1977 a 1990 de 29,2% em média anualmente. Uma das obras mais conhecidas aqui por nós brasileiros e fortemente recomendada para aqueles que se interessam em ações é "O jeito Peter Lynch de investir".



Sem mais delongas vamos para as 20 regras de ouro de Peter Lynch para investir em ações no longo prazo:


1) 

Investir é divertido, excitante e perigoso se você não fizer nenhum trabalho.

2) 

A sua vantagem como investidor não está em algo que você pega de especialistas de Wall Street. É algo que você já tem. Você pode superar os especialistas, se você usar a sua vantagem através do investimento em empresas ou indústrias que já domine o case de negócios.

3)

Ao longo das últimas três décadas, o mercado de ações foi dominado por uma manada de investidores profissionais. Ao contrário da crença popular, isso torna mais fácil para o investidor amador. Você pode bater o mercado se você ignorar o rebanho.

4)

Por trás de cada ação há uma empresa. Descubra o que ela está fazendo.

5)

Muitas vezes não existe uma correlação entre o sucesso das operações de uma empresa para o sucesso de suas ações ao longo de alguns meses ou até alguns anos. No longo prazo, existe 100% de correlação entre o sucesso da empresa e a valorização de suas ações. Esta disparidade é a chave para ganhar dinheiro, vale a pena ser paciente, tendo empresas de qualidade.

6)

Você tem que saber o que você possui, e por que você possui determinada ação. "Esta beleza de ação é uma coisa fácil de subir!" não conta.

7)

Se você não conseguir encontrar quaisquer empresas que você acha que são atraentes, coloque o seu dinheiro no banco até que você descubra alguma coisa.

8)

Nunca invista em uma empresa sem compreender suas finanças. As maiores perdas estão em ações de empresas que apresentam balanços pobres. Sempre olhe para o balanço para ver se a empresa é solvente antes de arriscar seu dinheiro nisso.

9) 

Procure evitar ações “quentes” em indústrias “quentes”. Grandes empresas em indústrias menos aquecidas, empresas de pouco crescimento são consistentemente os grandes vencedores.

10)

Com pequenas empresas ou IPO’s, é melhor esperar até que ela dê lucro antes de investir.

11)

Se você estiver pensando em investir em uma indústria problemática, compre as empresas com poder de permanência. Além disso, aguarde para a indústria mostrar sinais de recuperação. Maquinas de escrever e indústrias de CD’s e DVD’s estiveram em indústrias complicadas e que nunca mais voltaram.

12)

Em todos os setores e em todas as regiões do país, o investidor amador observador pode encontrar grandes empresas de crescimento muito antes de os profissionais descobri-las.

13)

O declínio do mercado de ações é tão rotineiro quanto uma nevasca de janeiro, no Colorado. Se você estiver preparado, ele não pode feri-lo. A queda é uma grande oportunidade para pegar as pechinchas deixadas por investidores que estão fugindo da tempestade em pânico.

14)

Todos têm o poder cerebral para ganhar dinheiro em ações. Nem todo mundo tem o estômago para isso. Se você é suscetível a vender tudo em pânico, você deve evitar ações e fundos mútuos de ações completamente.

15)

Há sempre algo para se preocupar. Evite o pensamento de fim de semana e ignore as últimas previsões sombrias dos apresentadores e analistas. Venda uma ação, porque os fundamentos da empresa se deterioraram e não porque o céu está caindo.

16)

Ninguém pode prever as taxas de juros, a direção futura da economia, ou o mercado de ações. Descarte todas as previsões e se concentre no que está realmente acontecendo com as empresas nas quais você já investiu.

17)

Se você estudar 10 empresas, você vai encontrar 1 para a qual a história é melhor do que o esperado. Se você estudar 50, você encontrará 5. Há sempre surpresas agradáveis que podem ser encontradas no mercado de ações. Empresas cujas realizações são negligenciadas em Wall Street.

18)

Se você não estuda quaisquer empresas, você terá a mesma chance de sucesso comprando ações que um jogador de poker tem de vencer jogando sem olhar suas cartas.

19) 

O tempo está ao seu lado quando você possui ações de empresas superiores. Você pode se dar ao luxo de ser paciente, mesmo se você perdeu o WalMart nos primeiros cinco anos, ela foi um grande empresa para ter em carteira nos próximos cinco anos.

20)

No longo prazo, uma carteira de ações bem escolhidas sempre supera uma carteira de títulos ou uma alocação em moedas. No longo prazo, uma carteira de ações mal escolhidas não vai superar o dinheiro deixado debaixo do colchão.


Então pessoal, essas foram as 20 sacadas do mega gestor Peter Lynch. Espero que esses insights possam de alguma maneira fomentar reflexões acerca do mercado de ações e nosso nível de maturidade dentro dele. A ideia é que algumas delas possam ser úteis e também serem utilizadas em nossos investimentos. Seguir qualquer "guru" de mercado que seja não é o caminho correto mas sim pegar essas lições e procurar crescer como operador e investidor.

Até o próximo artigo meus amigos!!

Grande abraço.

Para conhecer as 8 Sacadas do oráculo de Omaha, Warren Buffet, para investidores de longo prazo acesse:

http://www.prateleiradeativos.com/2016/07/8-sacadas-do-oraculo-de-omaha-warren.html

0 comentários:

Postar um comentário