8 Sacadas do oráculo de Omaha, Warren Buffett, para investidores de longo prazo

Mais um post do Prateleira de Ativos e nele a tentativa de trazer quais das lições do mega investidor Warren Buffet poderiam ser mais úteis para os investidores de longo prazo em ações. Esses investidores em sua maioria, pessoas físicas que vêem nas ações uma opção para diversificação de seus portfólios. Warren Buffet, além de ser um dos maiores investidores da história, também apresenta ao mundo valores, ideias e iniciativas que ultrapassam as cifras que alcançou no mercado acionário americano. Vamos a algumas das lições e procurar fazer breves reflexões se houver algum ponto de mais interesse:

Lição importantíssima para os investidores de longo prazo. Deixe que o mercado se movimente a vontade e foque no que realmente gera resultados: planejamento, estudo e poupança.
1°)
“O Sr. Mercado é uma espécie de psico bêbado. Alguns dias ele
fica muito entusiasmado e alguns dias ele fica muito deprimido. E quando ele
fica muito entusiasmado, se acontecer de você estar negociando ações, você
vende para ele. E se ele fica muito deprimido, você compra dele.” Warren
Buffett
Olhando a frase, as vezes pode parecer algo simples de fazer mas quando o evento ocorre e estamos posicionados em Bolsa de maneira despreparada e sem planejamento é quase impossível. No caso do Holder ele poderia se beneficiar de um possível cenário mais adverso onde muitos jogam a toalha para aumentar sua posição. No entanto, esta busca excessiva de querer comprar em um preço baixo pode conter alguns problemas até mesmo psicológicos do investidor estar sofrendo pela queda e para se auto sabotar compra mais e mais. Como sempre nos investimentos o estudo e o planejamento devem vir sempre a frente. O que vai determinar uma operação é o seu aprofundamento e estudo dos indicadores fundamentalistas e perspectivas futuras para o negócio. Se houver um acompanhamento adequado e um estudo consistente pode-se até fazer bons negócios e comprando excelentes cases a bons preços mas este nunca será o foco do processo. A próxima frase já traz um contraponto importante e nos mostra melhor qual deve ser o foco do investidor de longo prazo.
2°)
“É muito melhor comprar uma companhia maravilhosa a um preço justo do que uma companhia justa por um preço maravilhoso.” Warren Buffett
Essa dinâmica de investimento para o investidor de longo prazo é sem dúvida o fator número 1 para o seu crescimento. A escolha das Empresas é vital para saúde de longo prazo do investimento. É fundamental conhecer bem os negócios que você é sócio, já que quem estabelecerá o valor das Companhias é o investidor e ele é o tomador de decisão. Quando olhamos para a frase muitas vezes pensamos que seja de fácil implementação. Seria fazer investimento baseado em valor mas quem irá estabelecer o valor das coisas é o investidor. Voltamos mais uma vez para planejamento, estudo e muito importante a poupança.
3°)
“O negócio ideal é o que alcança taxas muito
elevadas de retorno sobre o capital e consegue investir grande quantidade de
capital com aquelas taxas de retorno. Ele se torna uma máquina de juros
compostos.” Warren Buffett
Frase muito interessante para os investidores de longo prazo. É fundamental acompanhar se os investimentos estão sendo bem executados e apresentam boas perspectivas de valor futuro para a Companhia. Se ela não utiliza bem seus recursos trazendo mais valor ao case ou porque a gestão falhou ou porque o negócio não era bom devem ser monitorados. Todos os ativos do Mercado têm algum tipo de retorno e é algo presente no dia a dia dos investidores. Se os retornos são mais elevadas e consistentes o efeito dos juros compostos ganha bastante força.
4°)
“A
fonte do lucro é muito mais importante do que o lucro em si.” Warren Buffett
Saber de onde veio o resultado é um exercício muito útil ao investidor, pois ajuda a entender o momento da Companhia e como está a atividade principal da Empresa. Além disso, com esta lição poderíamos nos remeter aos eventos não recorrentes que devem ser levados em conta, já que muitas vezes o resultado vem de algum evento extraordinário. Um pouquinho de cuidado apenas com aqueles negócios que têm não recorrentes tão frequentes que passam a se tornar recorrentes.
5°)
“Analise
as organizações que existem há 50 anos para identificar quais vão sobreviver
pelos próximos 50 anos.”
Marcas fortes é um diferencial fundamental para aumentar a probabilidade de seu investimento no longo prazo ter sucesso. Neste trecho Buffet mostra com simplicidade que organizações que já estão no Mercado a muito tempo podem apresentar algum tipo de vantagem competitiva em seus mercados de atuação. Evidentemente, a idade da Companhia é só mais um dado que combinado a outros podem trazer utilidade.
6°)
“O tempo é o amigo de excelentes empresas, e o inimigo das
medíocres.”
Warren Buffett
O mesmo ocorre com os investidores no longo prazo. Por isso, é tão importante estar a frente de seus investimentos e tomar suas próprias decisões.
7°)
“Compro ações de boas empresas como se o mercado fosse
fechar amanhã.” Warren
Buffett
O foco mais uma vez deve estar na qualidade. Se o mercado fechasse por um longo período você investidor não iria querer ficar agarrado em empresas ruins ou micos não é mesmo? Aqui deve prevalecer a visão de estar se tornando sócio de um negócio. Claro que se o negócio se mostrar ruim deve-se arrumar as malas e partir para outro.
8°)
“Compre uma Empresa não compre uma ação.” Warren Buffett
Para finalizar, mais uma voltada para a qualidade das companhias que se deve escolher. Ele tenta em muitas vezes mostrar que o que vale é o negócio e não qualquer outra coisa. Quantas frases importantes que podem ajudar os investidores em sua jornada dentro do mercado no longo prazo. Os desafios são muitos mas para aqueles que não estão atrás de atalhos e dispostos a percorrer toda a estrada em linha reta têm muitas chances de alcançar os objetivos financeiros que almejam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *